
AUTOR: GEORGE ORWELL
CATEGORIA: FICÇÃO (FÁBULA)
LIDO EM: OUTUBRO/2014
LIVRO DIGITAL: APP WATTPAD
O AUTOR:
George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Muda-se para a Inglaterra em 1911, e vai para um internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais escolas inglesas, onde tem aulas com o escritor Aldous Huxley. Em 1922, recusa uma bolsa para a universidade e volta à Índia para trabalhar na polícia imperial.
Retorna à Inglaterra em 1928. Vivendo na pobreza - chega mesmo à mendicância -, vaga por Londres e Paris até meados de 1930. Em 1933, publica seu primeiro livro, Na Pior em Paris e Londres.
Socialista, vai para a Espanha, em 1936, lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular. Lutando na Espanha (1938) narra suas experiências na Guerra Civil Espanhola.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica A Revolução dos Bichos, até hoje sua obra mais popular. Outro livro conhecido em todas as línguas é seu romance 1984 (1949), uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no futuro.
George Orwell morreu em 1950, na Inglaterra, em conseqüência de uma tuberculose. Entre outras obras, escreveu também Dias na Birmânia (1934), O Caminho de Wigan (1937) e Por Que Escrevo (1946)
O LIVRO:
Neste livro, o autor faz uma sátira sobre o poder (a política).
Em uma fazenda, os animais julgam-se oprimidos pelos humanos e, por este motivo, fazem uma revolução onde expulsam os humanos e tomam o poder na fazenda. A princípio, todos teriam direitos e deveres a serem cumpridos. Mas as coisas mudam quando os porcos passam a dizer que todos precisam de alguém para administrar a fazenda e que por serem mais inteligentes que os outros bichos, esta tarefa deve ser deles. Há também muitos personagens interessantes, que devem ser analisados por suas características.
É um livro que nos leva a refletir sobre os valores da sociedade e sobre o quanto somos responsáveis pelas situações em que vivemos.
Vale a pena conferir!









Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você também leu este livro conte-nos sua opinião!