"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

domingo, 28 de outubro de 2012

O Chá do Amor


Autora: Jennifer Donnelly

Editora: Planeta

Categoria: romance
 
Ano de Edição: 2009
 
Lido em: Setembro/Outubro de 2012

Páginas: 584






A AUTORA:

Encontrei muito pouco sobre a autora, apenas que: É escritora de livros para adultos e crianças.Escreveu romances históricos como O Chá do Amor e The Winter Rose, bem como Humble Pie, um livro ilustrado para crianças. Ela mora em Nova York, com seu marido, sua filha e dois cães da raça Greyhound.


O LIVRO:


Considerado "excepcional" pelo Booklist e "muito divertido" pelo Washington Post, O chá do amor é um romance sedutor, que nos leva a uma viagem pelas agitadas ruas de Londres e Nova York do fim do século XIX. Falta um ano para que o jovem casal de namorados, Fiona e Joe, realize seu grande sonho: casar e abrir a própria loja de chá. Depois de tantos anos economizando cada centavo, tudo indica que, finalmente, estão próximos do final feliz. Mas o que parecia pouco tempo se transforma em uma eternidade quando uma série de trágicos e dolorosos acontecimentos se interpõe na vida dos dois, e eles se distanciam cada vez mais um do outro. Fiona se vê obrigada a viajar para a América, o que considerava a sua maior aventura. Mal sabia ela que não há aventura maior que o amor...
O chá do amor conta a história de Fiona, uma jovem ingênua e sonhadora de 17 anos, e de seu namorado, também amigo de infância, Joe Bristow. Fiona é operária de uma fábrica de chá e Joe, um feirante. Ambos têm o sonho conjunto de abrir uma casa de chá muito especial. E de xelins em xelins depositados em uma lata de chocolates, lentamente vão se aproximando do tão sonhado objetivo. Porém, ambos não contavam com os percalços que culminariam no adiamento do sonho a dois. O amor que tinham um pelo outro seria forte o bastante para mantê-los unidos? Ou a distância trataria de afastá-los de vez?
Particularmente, admirei-me da composição multidimensional conferida aos personagens. Fazia com que eles se tornassem autênticos aos meus olhos. Foi muito bom acompanhar a transição sofrida de Fiona. De uma jovem ingênua para uma mulher bem sucedida com uma acurada visão de negócios, porém com um coração sempre leal às suas raízes. Joe também não esteve imune as oscilações da vida. Sofreu tremendamente pelas escolhas infelizes que fez, mas tornou-se um empreendedor de sucesso, porém culpado por ter dado um rumo à vida totalmente adverso ao que desejara. Os demais personagens são, em sua maioria, cheios de vida, dor, alegria, tristeza e realidade.

Vale dizer que a escrita de Donnelly é tão natural e ao mesmo tempo tão rica; capaz de despejar conflitos e tensões em uma linguagem simples, doce e vívida. Apesar do enredo previsível às vezes, é possível perceber que a autora tem estilo próprio.
 Em tempo: amo descobrir novos autores; sinto-me melhor ainda quando encontro autores cujas almas se fazem presentes em cada detalhe da história. Jennifer Donnelly levou dez anos para escrever seu primeiro livro: O chá do amor. Para se ter uma idéia ela imergiu de corpo e alma no distrito miserável de Whitechapel em Londres (local onde ocorreram os assassinatos em série cometidos por Jack o Estripador). Donnely caiu de amores pelo lugar de onde pôde extrair inspiração das imagens, sons e impressões do ambiente para escrever o Chá do amor. Tamanha identificação com Whitechapel levou-a dizer que se tivesse tido uma vida anterior, certamente não teria sido uma rainha, mas sim uma moradora de favela! Curiosidades a parte, o resultado do tempo bem empregado torna visível o esforço apaixonado da autora.
 
COMENTÁRIO:
Excelente história com enredo simples e emocionante. Vale a pena ler!!!
 
 
Classificação:
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você também leu este livro conte-nos sua opinião!