"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Água para Elefantes

Autora: Sara Gruen


Editora: Sextante

Categoria: Romance

Ano: 2007

Lido em: julho de 2011

Nº de páginas: 336





A HISTÓRIA
     Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
      Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
       É sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob se apaixona por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa do diretor equestre do circo, o instável August. Homem de poder e que tem o apoio de Tio Al ( dono do circo) para tomar suas decisões. Porém, existe algo que August não pode controlar: Jacob e Marlena estão apaixonados, e ele não pode fazer nada a respeito. 
     Jacob passa a conviver com humilhações e medo de ser jogado para fora do trem a qualquer momento.

       No meio de tudo isso, o circo acaba adquirindo uma atração que promete fazer com que o espetáculo saia da falência: a elefanta Rosie. Jacob cria uma conexão quase imediata com ela (e descobre que a elefanta só fala polonês), e junto com August e Marlena, eles montam um belo espetáculo. 

       Quando fica claro que Jacob fará qualquer coisa por Marlena, vários aliados se juntam tentando fazer com que a moça fuja das garras de seu tirano. O anão Kinko(ou Walter, mas apenas para os amigos), o chefe da segurança Earl e o velho moribundo Camel. 

       Jacob e Marlena precisam manter as aparências, mas depois de um tempo fica claro que não poderão se esconder para sempre de August. E também não podem abandonar o circo, afinal, Rosie se torna algo tão importante na vida de Jacob, assim como Marlena.
        Por fim, por um golpe de sorte para Jacob e de revés para o circo, Jacob consegue viver junto com Marlena, Rosie e seus cavalos, formando uma família feliz. Juntos eles tem filhos e Jacob consegue terminar suas provas para formar-se veterinário.
        A história é contada em meio às lembranças de Jacob, que não se conforma com sua condição de idoso em uma casa de repouso. O que o motiva a essas lembranças é a chegada de um circo à cidade e a discussão que tem com seu "amigo" sobre elefantes


- Há décadas ouço velhos gagás como você dizerem que levavam água para os elefantes e estou dizendo agora que isso nunca aconteceu…
Hum… levava água para os elefantes, não é mesmo?! Vocês têm idéia da quantidade de água que um elefante bebe?


          Tudo termina com Jacob visitando o circo e partindo junto com os artistas para viver novamente a emoção da vida no circo.




CONSIDERAÇÕES:  
    Este livro é bastante envolvente, mas também um pouco melancólico. Eleva temas como a crítica às pessoas que assumem cargos de chefia e que pensam que são melhores do que os outros (utilizando do abuso de poder e crueldade para mostrar sua força). A mensagem deixada por Rosie (a elefanta) é muito interessante, pois ela finge ser burra para conseguir o que quer e só obedece quem a trata bem. Outro assunto retratado é a velhice e a necessidade dos idosos em serem respeitados como seres humanos que possuem vontade própria e grande vontade de viver. É um livro para muitas reflexões.


Classificação:













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você também leu este livro conte-nos sua opinião!